Estudo sobre a Viabilidade E ACEITAÇÃO da Automatização dos Simulados do ENADE na faculdade de ciência do tocantins FACIT

Juliedes César de Sousa COSTA, Cássio Cipriano NOGUEIRA

Resumo


Desde antes do surgimento dos computadores, o ser humano busca maneiras de diminuir
a quantidade de tempo e de trabalho utilizados para realizar tarefas que, muitas vezes, são
repetitivas e requerem atividade manual de várias pessoas em sua execução. A popularização
dos computadores e do acesso à internet nas últimas décadas, possibilitou que a tecnologia
chegasse de maneira mais efetiva dentro das escolas e faculdades, causando grandes impactos
na educação, agregando positivamente aos métodos e didáticas de ensino dos professores,
que passaram a utilizar recursos tecnológicos modernos em suas aulas, a fim de torná-las mais
dinâmicas e criando novas possibilidades de interação em torno das matérias ou conteúdos,
rompendo com as fronteiras delimitadas pelas paredes da sala de aula. Nesse sentido,
este trabalho tem como objetivo verificar a viabilidade e a aceitação da automatização de
simulados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) por parte de alunos e
professores da instituição de ensino superior FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins, desde
a elaboração das avaliações até a aplicação das mesmas, por meio de uma pesquisa descritiva
com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), através da aplicação de questionários
semiestruturados online, criados na plataforma Google Forms.


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