GÊNERO NOTÍCIA E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTAS NO ENSINO MÉDIO

Luzia Rodrigues Vieira Leite, Denyse Mota Silva

Resumo


presente artigo visa refletir e discutir o uso dos gêneros textuais como ferramenta fundamental no ensino de Língua Portuguesa,  especificamente o trabalho com o gênero notícia como instrumento facilitador durante as aulas, com uma visão relevante no processo de ensino e aprendizagem do aluno. Aspirando alcançar tal objetivo, será realizado um estudo à cerca do gênero textual notícia, tendo como pressuposto o aprimoramento e a compreensão desse gênero como possibilidades de diferentes usos da linguagem, influenciando na compreensão do mundo e na formação do aluno para o exercício de sua cidadania. A pesquisa é de cunho bibliográfico e qualitativo, baseada em autores como MARCUSCHI (2010) e (2008), DOLZ e SCHNEUWLY (2004), BRONCKART (2009), KOCH (2014), MIRANDA E SILVA (2019), TRAVAGLIA (2009), PCNs (1998), dentre outros. Para tanto, a notícia é um gênero textual que tem como princípios básicos o ensino, das numerosas formas de expressão dos pensamentos e emoções por meio de mecanismos simbólicos, podendo aprimorar a prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa, através da sequência didática, assim como encontrar nela uma ótima alternativa para tornar o processo
de ensino mais crítico e reflexivo no Ensino Médio.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro

& interação. 6. ed. São Paulo: Parábola, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura.

Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino

Médio). Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem,

textos e discursos: por um interacionismo

sociodiscursivo. Trad. Anna Rachel Machado,

Péricles Cunha. – 2. Ed., 1. Reimpr. - São Paulo:

EDUC, 2009.

CAREGNATTO, Marione Fátima Picini; COSTAHÜBES,

Terezinha da Conceição. Uma reflexão

sobre o gênero notícia impressa: trabalhando

com sequência didática a partir da construção

de um modelo didático de gênero. In: XIX CELLIP.

Anais do XIX Seminário do Centro de Estudos

Linguísticos e Literários do Paraná, Paranaguá.

Cascavel: EDUNIOESTE, 2009. ISSN: 2175-2540.

p. 85-113.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele;

SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas

para o oral e a escrita: apresentação de um

procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard.;

DOLZ, Joaquim e colaboradores. Gêneros orais

e escritos na escola. [Tradução e organização:

Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-

SP: Mercado de Letras, 2004.

DREY, Rafaela Fetzner. 2008. O Trabalho com

gênero de texto no ensino médio: aliado

a sequência didática e o livro didático.

In: Linguagens - Revista de Letras, Artes e

Comunicação Blumenau, São Leopoldo, RS.

Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade

do Vale do Rio dos Sinos, – UNISINOS, 2008, ISSN

– 9943, p. 02 - 20.

KOCH, Ingedore Villaça, ELIAS, Vanda Maria. Ler

e escrever: estratégias de produção textual. 2.

Ed., 2ª reimpr. - São Paulo: Contexto, 2014.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual,

Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo:

Parábola Editorial, 2008.

__________. Gêneros textuais: definição e

funcionalidade. In: DIONÌSIO, Ângela Paiva;

MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria

Auxiliadora, (organizadoras). Gêneros textuais

e ensino. 1. ed. 3. Reimpressão. São Paulo:

Parábola, 2010.

OLIVEIRA, A. B; SOUZA, A. N. De; OLIVEIRA,

L.S. Gêneros textuais como recurso para

o ensino da língua portuguesa. In: 10

ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO

DE PROFESSORES / 11 FÓRUM PERMANENTE

INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL.

, Aracaju-Sergipe. Anais anped, 2017. p.

-10.

MIRANDA, Denize Lima; SILVA Denyse Mota.

Práticas de Letramento Literário: O Leitor e a

obra Literária na Construção do Saber. In: JNT

- Facit Business and Technology Journal. 10

(2): p. 35-48. ISSN 2526-4281 2019. Disponível:

https://jnt.faculdadefacit.edu.br. Acessos em:

-set-2019.

ROSA, Ana Denise Silva da; ZANOTTO

Normelio. Aplicação do gênero notícia no

ensino médio. In: V SIGET: Simpósio de

estudos de gêneros textuais, International

symposium on genre studies, o ensino em

foco; Caxias do Sul, RS, ISSN: 1808-7655,

, p.05.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os

gêneros escolares – das práticas de linguagem

aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard.;

DOLZ, Joaquim. E colaboradores. Gêneros orais

e escritos na escola. [Tradução e organização:

Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-

SP: Mercado de Letras, 2004.

SOUZA, Lusinete Vasconcelos de. Gêneros

jornalísticos no letramento escolar inicial.

In.: DIONÌSIO, Ângela Paiva; MACHADO,

Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora,

(organizadoras). Gêneros textuais & Ensino. 1.

ed. 3. Reimpressão. São Paulo: Parábola, 2010.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação:

uma proposta para o ensino de gramática. 14

ed. São Paulo: Cortez, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281