GÊNERO NOTÍCIA E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTAS NO ENSINO MÉDIO
Resumo
presente artigo visa refletir e discutir o uso dos gêneros textuais como ferramenta fundamental no ensino de Língua Portuguesa, especificamente o trabalho com o gênero notícia como instrumento facilitador durante as aulas, com uma visão relevante no processo de ensino e aprendizagem do aluno. Aspirando alcançar tal objetivo, será realizado um estudo à cerca do gênero textual notícia, tendo como pressuposto o aprimoramento e a compreensão desse gênero como possibilidades de diferentes usos da linguagem, influenciando na compreensão do mundo e na formação do aluno para o exercício de sua cidadania. A pesquisa é de cunho bibliográfico e qualitativo, baseada em autores como MARCUSCHI (2010) e (2008), DOLZ e SCHNEUWLY (2004), BRONCKART (2009), KOCH (2014), MIRANDA E SILVA (2019), TRAVAGLIA (2009), PCNs (1998), dentre outros. Para tanto, a notícia é um gênero textual que tem como princípios básicos o ensino, das numerosas formas de expressão dos pensamentos e emoções por meio de mecanismos simbólicos, podendo aprimorar a prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa, através da sequência didática, assim como encontrar nela uma ótima alternativa para tornar o processo
de ensino mais crítico e reflexivo no Ensino Médio.
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