A REDUÇÃO NA LETALIDADE POLICIAL NA PERSPECTIVA DO USO DE CÂMERAS CORPORAIS PELA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Bruno Vieira Lima Pinheiro LOPES, Raimundo Adesio Ribeiro da SILVA, Jocirley de OLIVEIRA

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar a redução da letalidade policial na perspectiva do uso de câmeras corporais pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e documental, envolvendo legislação, relatórios institucionais, artigos acadêmicos e notícias relacionadas à implementação das câmeras corporais. A abordagem qualitativa permitiu compreender não apenas os dados estatísticos sobre confrontos policiais e uso da força letal, mas também as percepções de profissionais da segurança pública e o impacto das tecnologias de monitoramento na atuação policial. Os resultados indicam que o uso das câmeras corporais contribui para maior transparência, responsabilização e mudança de comportamento em operações policiais, refletindo em redução de incidentes letais. Além disso, observa-se que a presença da tecnologia favorece a confiança social e a legitimidade institucional da corporação, embora dependa de regulamentação adequada, treinamento contínuo e acompanhamento efetivo dos registros. O estudo conclui que a implementação de câmeras corporais representa uma ferramenta estratégica para políticas de segurança pública orientadas à preservação da vida, à redução de conflitos e ao fortalecimento da relação entre polícia e sociedade.

Palavras-chave: Letalidade policial. Câmeras corporais. Polícia Militar. Segurança pública. Transparência.


Texto completo:

PDF

Referências


ARIEL, Barak. The effect of police body-worn cameras on use of force and citizens' complaints against the police: a randomized controlled trial. Journal of Quantitative Criminology, v. 32, n. 3, p. 509–535, 2016. https://www.migalhas.com.br/arquivos/2024/7/44A3342ED801AB_diagnostico-cameras-corporais.pdf?utm_source=chatgpt.com.

BRAGA, Anthony A.; COSTA, Arthur Trindade Maranhão. Tecnologias de monitoramento e uso da força policial: evidências e desafios. Revista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 60–75, 2021. https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/644594?utm_source=chatgpt.com.

CANO, Ignacio. Letalidade policial no Brasil: desafios para o controle da força. Rio de Janeiro: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2013.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022. São Paulo: FBSP, 2022.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281