EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL DIRECIONADA A PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

João Pedro Silva GUIMARÃES, Alcides Noleto de ALMEIDA, Eliana dos Santos ANDRADE

Resumo


Introdução: Pessoas com necessidades especiais (PNE) são aquelas que possuem limitações de natureza física, intelectual ou sensorial. A promoção e educação em saúde bucal tem sido uma importante “arma” no combate a patologias orais, no entanto implementação dessa estratégia em PPNE é pouco descrita e praticada. Objetivo: O objetivo do trabalho foi revisar a literatura sobre as técnicas de educação em saúde bucal para pessoas com necessidades especiais. Metodologia: Trabalho confeccionado através de pesquisas de artigos nas bases de dados BVS, LILACS, SciELO e Periódicos CAPES com as seguintes palavras chave: odontologia e pacientes especiais; pessoas especiais e saúde bucal; educação em saúde bucal. Revisão de Literatura: existem diversos tipos e graus de deficiência, cada indivíduo necessita de ações educativas focadas nas suas especificidades. Medidas contorno foram desenvolvidas e aplicadas para uma efetiva melhora na saúde bucal dos pacientes com necessidades especiais. Conclusão: A educação em saúde bucal de pacientes com necessidades especiais apresenta grandes dificuldades, é importante salientar que o estimulo ao estudo dessa temática faz-se importante desde a graduação, transformando os futuros profissionais mais qualificados e humanizados.

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