EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA À INCLUSÃO: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BRAGA, R. K. et al. A influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade entre 6 e 7 anos. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 20, n. 2, p. 171-181, 2009.
BRASIL. Constituição Federal de 05-10-1988. Brasília, DF: MEC, 1988.
BRASIL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCN’s Educação
Física/ Secretaria de Educação fundamental. Brasília. MEC/SEF.1997. p. 15-68.
BRAUNER, L. M.; VALENTINI, N. C. Análise do desempenho motor de crianças participantes de um programa de atividades físicas. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 20, n. 2, p. 205-216, 2009.
CIDADE, R, E, FREITAS, P, S. Educação Física e Inclusão: considerações para a prática pedagógica na escola. Revista Integração. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Ano 14. Edição especial 2002 pg.26 – 30.
COSTA, Alberto Martins; SOUSA, Sônia Bertoni. Educação física e esporte adaptado: historia, avanços e retrocessos em relação aos princípios da integração/inclusão e Perspectivas para o século XXI. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 3, p. 7-160, maio 2004. (Temática Educação Física Adaptada). p. 27-42.
DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira de. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas, SP: Autores Associados,
ETCHEPARE, Luciane Sanchotene; PEREIRA, Érico Felden; ZINN, João Luis. Educação Física nas séries Inicias do Ensino Fundamental. In: Revista da Educação/UEM, Vol.14, n.1, Maringá, 2003.
FILUS, J. F, e MARTINS, J. Reflexões sobre a formação em educação física e a sua aplicação no trabalho junto às pessoas com deficiência. Curso de mestrado em educação, Maringá, V.15, p. 79-82, Ano 2004.
GALLAHUE, David L; DONNELLY, Frances Cleland. Educação física
desenvolvimentista para todas as crianças. 1ª ed. São Paulo. Editora Phorte, 2008. Cap 2 ao 3, p.24-77.
GALLAHUE, David L; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor. 3ª ed. São Paulo. Editora Phorte, 2005. Cap. 1- 4, p.02-98.
MAGILL, Richard A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. 5° ed. São PauloSP. Editora Blucher, 2000. 369 Pg.
MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo se aprende na Escola. Jundiaí, SP: Editora Fontoura, 2004.
MARTINELLI, M. L. (Org.). Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras, 1999. (Núcleo de pesquisa, 1).
MITTLER, Peter. Educação inclusiva: contextos sociais /Peter Mittler; Trad. Windyz Brazão Ferreira. - Porto Alegre: Artimed, 2003.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281