LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA: A FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ABREU, Maria Eduarda et al. Memórias fragmentadas. Gurupi: Veloso, 2019.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1990.
BRASIL. Orientações curriculares nacionais para o Ensino Médio. Volume 1: Linguagens Códigos e suas Tecnologias. Capítulo 2, Conhecimentos de Literatura. Brasília: MEC/SEB, 2006. OCEM (BRASÍLIA, 2006, p.59-60).
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Etapa do Ensino Médio – área de Linguagens e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2017, p. 461 – 505. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 28 de março de 2020.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2017.
______ Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
DENDENA, Onira. Fases. Gurupi: Veloso, 2019.
FRANCO, Isaquia dos Santos Barros; TESTA, Eliane Cristina. Escolarização da poesia no ensino médio. Revista Estação Literária. Volume 20, p. 204-215, Londrina, mar. 2018.
KLEIMAN, ANGELA B. (Org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social a escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.
LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores & leitura. São Paulo: Moderna, 2001.
______. O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, Regina. (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 3. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1984.
______. O texto não é pretexto. Será que não é mesmo? In: ZILBERMAN, R., RÖSING, Tania M. K. (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2008.
MACHADO, Jane do Carmo; RANGEL, Mary. O papel da leitura e da escrita na sala de aula: estratégias de ensino para dinamização dos processos de leitura e escrita. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. Disponível em:
http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wpcontent/uploads/2014/07/volume_2_artigo_229.pdf>. Acesso em 29 março 2020.
MEDEIROS, Alessandra Melo; ALBUQUERQUE, Tereza Cristina Cavalcanti de. A formação de leitores e escritores a partir de poemas. I Congresso de Inovação Pedagógica em Arapiraca e VII Seminário de Estágio da Universidade Federal de Alagoas – Câmpus
Arapiraca, maio de 2015. Disponível em: . Acesso em: 27 março 2020.
PAULINO, Graça. Letramento literário: cânones estéticos e cânones escolares. Caxambu: ANPED, 1998 (Anais em CD ROM).
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281