EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA E SEUS REFLEXOS NA VIDA ADULTA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Matheus Silva VANDERLEY, Jean Gomes dos Santos SILVA, Severina Alves de ALMEIDA

Resumo


Nesse artigo discutimos, à luz da literatura disponível, a Educação Financeira na Infância e Adolescência, identificando seus reflexos na vida adulta. É recorrente que na idade que anuncia a fase adulta, jovens e adolescentes não saibam lidar com sua vida financeira, o que acarreta transtornos. Nosso objetivo foi refletir acerca da importância de uma Educação Financeira na adolescência, identificando os fatores que contribuem para que essa se materialize, incentivando o uso consciente do dinheiro. Especificamente, buscamos identificar como a cultura a sobre o uso do dinheiro ocorre, apresentando métodos práticos e teóricos de ensino para finanças na infância e na adolescência, a partir de uma análise do perfil das crianças e adolescentes do Colégio Marista de Cascavel-PR, em pesquisa de Dimas José Detoni e Maico Sullivan Lima do UNIVEL Centro Universitário. Apresentar formas de ensino de Educação Financeira que podem ser realizadas nas escolas. A problemática se evidencia em dois questionamentos: qual a importância da Educação Financeira para crianças e adolescentes e quem compete, à família ou à Escola? Os procedimentos metodológicos foram pesquisa qualitativa de teor bibliográfico e internetnográfico, mediante leitura e fichamento de livros, capítulos de livros, artigos científicos e E-books disponibilizados na Internet, além de uma vasta literatura acadêmica disponível em bibliotecas digitais e bancos de dados como SciELO e Google Acadêmico. Os resultados indicam que crianças e adolescentes começam precocemente a lidar com dinheiro; que a escola é um importante veículo de consicentização e cultura de um ensino que busque esse aporte; que a Educação Financeira é fator primordial para que, na fase adulta, crianças e adolescentes administrem com responsabilidade os seus ganhos financeiros, facilitando e promovendo um adulto emocionalmente equilibrado, pois o descontrole financeiro e a falta de dinheiro acarretam transtornos emocionais que refletem na vida de todos envolvidos. Alem disso, percebemos que tanto a família quanto a escola são responsáveis por ensinar crianças e adolescentes a lidarem com dinheuro de forma responsável.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, S. A. et all. Imoralidade como atributo da Gestão Pública no Brasil: Por uma Ética do Devir. Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais – Ano 13 Nº33 vol. 04 – 2017a ISSN 1809-3264. Disponível: http://www.revistaquerubim.uff.br/ Acesso em: 16-jan-2020.

ALMEIDA, S. A.; et. all. A Pesquisa Etnográfica no Contexto Indígena Apinajé. JNT - Facit Business and Technology Journal. v. 1, n. 2. 2017. Pp. 156-176. ISSN 2526-4281. Disponível: https://jnt.faculdadefacit.edu.br. Acesso em: 06-nov-2019.

AZEVEDO, Ana Maria Lourenço. Infância, Cultura, Subjetividade: Disciplinamento dos Corpos Infantis em Narrativas de Crianças Filhos de Pescadores. XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2013. Disponível:

https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/10303_5273.pdf. Acesso em: 06-dez-2020.

BRASIL. Orientação para Educação Financeira nas Escolas. 2017. Disponível: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/DOCUMENTO-ENEFOrientacoes-para-Educ-Financeira-nas-Escolas.pdf. Acesso em: 05-dez-2020.

CAMPOS, C. J. G. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Ver. Bras. Enferm. Brasília (DF) 2011. set/out; 57(5): 611-4. Disponível: https://www.scielo.br. PDF. Acesso em: 01-mai-2020.

CERBASI, Gustavo. Filhos Inteligentes enriquecem sozinhos. São Paulo: Editora Gente, 2006.

DETONI, Dimas José; LIMA, Maico Sullivan. Educação Financeira para Crianças e Adolescentes. VIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Disponível: Acesso em: 04-dez-2020.

EQUIPE IBC. Subjetividade: Como esse Conceito pode ser aplicado na Vida Pessoal e Profissional. 2018.

https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/subjetividadecomo-esse-conceito-pode-ser-aplicado-na-vida-pessoal-e-profissional. Acesso em: 06-dez2020.

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In: O Que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). — São Paulo: Cortez, 2008. Disponível: https://filosoficabiblioteca.files./fazenda-org-o-queinterdisciplinaridade.pdf. Acesso em: 16-set-2020.

FRANKENBERG, Louis. Seu futuro financeiro – 16ª Ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002. PDF. Disponível: https://docente.ifrn.edu.br/ Acesso em: 10-mai-2020.

KAIMEN, et al., 2008 https://guiadamonografia.com.br/pesquisa-bibliografica/ 21 out, 2017.

LIRA, M. C. ALMEIDA, S. A. A Volatilidade no Mercado Financeiro em tempos da Pandemia do (Novo)Coronavírus e da Covid-19: Impactos e Projeções. JNT- Facit Business and Technology Journal. ISSN: 2526-4281. Outubro - Ed. 19. Vol. 1. Págs. 140-157. Disponível: www.revistasdafacit/jnt.edu.br. Acesso em: 20-out-2020.

MARTINS, José Pio. Educação Financeira ao alcance de todos – 1ª Ed. São Paulo: Editora Fundamento Educacional, 2004.

MELO, G. L. V.; OLIVEIRA, L. V. S.; ALMEIDA, S. A. A Ética Ecológica como Fundamento do Direito Ambiental: Um Estudo na Perspectiva da Antropoética. JNT - Facit Business and Techonology Journal. Pp. 76-88. 2020; Ed. 17. Temática. Manancial: Ética & Direito. Disponível em: https://jnt.faculdadefacit.edu.br. Acesso em: 16-set-2020.

MIRANDA, D. L.; SILVA, D. M. Práticas de Letramento Literário: o Leitor e a Obra Literária na Construção do Saber. In: JNT - Facit Business and Techonology Journal. v. 1, n. 10, 2019. ISSN 2526-4281. Disponível em: https://jnt.faculdadefacit.edu.br. Acesso em: 05-dez-2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. PIB - Produto Interno Bruto. Brasil Escola. 2020. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/economia/pib.htm. Acesso em 04 de dezembro de 2020.

SÃO PAULO. Conselho Regional de Psicologia. A subjetividade da criança e do adolescente: a contribuição do olhar da Psicologia para que o Estatuto seja efetivamente implementado. nº 183 • Maio | Junho | Julho • 2015. Disponível:

http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/jornal_crp/183/frames/psi_183.pdf. Acesso em: 06-dez-2020.

SILVA, Jonatha Vieira da.; ALMEIDA, Severina Alves de (Sissi). Afroempreendedorismo e Inclusão Socioeconômica em Tempos de Covid-19: Um Estudo de Caso em Araguaína TO. JNT-Facit Business And Technology Journal – 2020. Outubro - Ed. 19. Vol. 2. Págs. 135-152 ISSN: 2526-4281 QUALIS B1. https://www.revistasfacit.edu.br. Acesso

em: 05-dez-2020.

SITE CONSULTADO: Significado de Subjetividade. Disponível:

https://www.significados.com.br. Acesso em: 06-dez-2020.

STHEPHANI, Marcos. Educação Financeira: uma perspectiva interdisciplinar na construção da autonomia do aluno. Dissertação apresentada como requisito para obtenção do grau de Mestre, pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e

Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2005. Disponível: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3489. Acesso em: 08-dez-2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281