ESTRATÉGIAS DE INTRODUÇÃO À LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A leitura é um instrumento essencial para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades consideradas indispensáveis na vida da criança, como por exemplo, comunicabilidade, compreensão leitora, sociabilidade, entre outras, por isso, este tema torna-se significativo por incentivar e propor algumas estratégias pedagógicas para estimular o gosto pela leitura desde a primeira infância, já que é nesta fase que as crianças estão em contato com a aprendizagem inicial, fantasiam histórias e têm muitas curiosidades em assuntos diversos. Neste sentido, o presente estudo procurou responder a seguinte pergunta: quais estratégias pedagógicas podem ser eficazes para introduzir a leitura de forma atrativa e significativa na Educação Infantil, promovendo o gosto pela leitura desde os primeiros anos de vida? Dito isto, nossos objetivos específicos são, discutir a importância do hábito de leitura para o desenvolvimento integral da criança; identificar as necessidades e interesses das crianças em relação a leitura na faixa etária da Educação Infantil; e descrever práticas pedagógicas inovadoras e eficazes utilizadas por educadores para introduzir a leitura de forma atrativa na Educação Infantil. A metodologia de pesquisa empregada em nosso estudo é de caráter exploratório bibliográfico, por meio da qual utilizamos teóricos comoJustin (2010); Alves (2010); Cademartori (2010); Gil (2002); Kripka, Scheller, Bonotto, (2015); Lajolo (1993); Medeiros (2023), de forma a fundamentar nossas considerações sobre a importância da leitura literária para o desenvolvimento pleno da criança.
Palavras-chaves: Leitura. Estratégias. Educação Infantil.
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, G. F. As práticas docentes de estratégias de leitura na Educação Infantil. Recife: 2010. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4022. Acessado em: 30 maio 2024.
CADEMARTORI, L. O que é literatura infantil? Editora Brasiliense: São Paulo, 2010.
DANTAS, E. L. A. A contação de história na Educação Infantil e a formação de leitores. Revista Caparaó, [S. l.], v. 1, n. 2, p. e12, 2019. Disponível em:
https://revistacaparao.org/caparao/article/view/12. Acessado em: 20 ago. 2024.
DELGADO, Marcos Vinícius; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. A roda de leitura como espaço de reflexão crítica em um mundo digital. Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em:
. Acessado em: 13 nov. 2024.
GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4ª edição. Editora Atlas S.A. São Paulo: 2002.
GOMES, M. M. Fatores que facilitam e dificultam a aprendizagem. Revista Educação Pública. ISSN 1984-6290, 2018. DOI: 10-18264/REP. Disponível em:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/14/fatores-que-facilitam-edificultam-a-aprendizagem. Acessado em: 20 jun. 2024.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281