ESTRATÉGIAS DE INTRODUÇÃO À LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ariane Cibelle Rodrigues da SILVA, Amanda Ribeiro MIRANDA

Resumo


A leitura é um instrumento essencial para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades consideradas indispensáveis na vida da criança, como por exemplo, comunicabilidade, compreensão leitora, sociabilidade, entre outras, por isso, este tema torna-se significativo por incentivar e propor algumas estratégias pedagógicas para estimular o gosto pela leitura desde a primeira infância, já que é nesta fase que as crianças estão em contato com a aprendizagem inicial, fantasiam histórias e têm muitas curiosidades em assuntos diversos. Neste sentido, o presente estudo procurou responder a seguinte pergunta: quais estratégias pedagógicas podem ser eficazes para introduzir a leitura de forma atrativa e significativa na Educação Infantil, promovendo o gosto pela leitura desde os primeiros anos de vida? Dito isto, nossos objetivos específicos são, discutir a importância do hábito de leitura para o desenvolvimento integral da criança; identificar as necessidades e interesses das crianças em relação a leitura na faixa etária da Educação Infantil; e descrever práticas pedagógicas inovadoras e eficazes utilizadas por educadores para introduzir a leitura de forma atrativa na Educação Infantil. A metodologia de pesquisa empregada em nosso estudo é de caráter exploratório bibliográfico, por meio da qual utilizamos teóricos comoJustin (2010); Alves (2010); Cademartori (2010); Gil (2002); Kripka, Scheller, Bonotto, (2015); Lajolo (1993); Medeiros (2023), de forma a fundamentar nossas considerações sobre a importância da leitura literária para o desenvolvimento pleno da criança.

Palavras-chaves: Leitura. Estratégias. Educação Infantil.


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Referências


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